Brasão da Cidade de Duque de Caxias

Brasão da Cidade de Duque de Caxias

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014



Armanda Alvaro Alberto


ARMANDA ÁLVARO ALBERTO
(anos 30)


ARMANDA ÁLVARO ALBERTO
(81 anos)
Educadora e Militante Feminista

* Rio de Janeiro, RJ (10/06/1892)
+ Rio de Janeiro, RJ (05/02/1974)

1928 - Inauguração da sede definitiva-  "Nossa Casa"

Aula do Círculo de Mães


"É muito importante frisar que importantes inovações no campo da educação pública foram executadas na Velha Estação de Meriti e comandadas pela professora Armanda Álvaro Alberto. Ela foi a primeira a introduzir os métodos da "Escola Nova" na América do Sul.
      Fundou, a 13 de fevereiro de 1921, uma "Escola Proletária" em Meriti, instituição civilizadora por excelência, não se limitando ao aluno, mas atuando diretamente sobre a comunidade. Além disso, era também de cunho assistencial e acabou criando um sistema próprio.
      Essa escola, precursora da escola Renovada no Brasil, tinha uma intenção socializadora. Os interesses naturais da criança´aliados a cooperação familiar na obra da escola, mais uma comunidade participativa, eram o tripé de que dispunha para desenvolver seus objetivos. Importava-se não só com a educação das crianças, mas com as dos pais dos alunos também. Daí as campanhas organizadas pela escola: de higiene, concursos de arte e trabalhos manuais, bibliotecas com três seções: para crianças, professores e adultos, aberta aos moradores da Vila , e um museu com acervo adquirido pelos próprios alunos , seus pais e professores. Eram frequentes as excursões pela região e por locais históricos do Rio de Janeiro.
      Fundou um "Circulo de Mães", o primeiro no Brasil, e desenvolvia hábitos  da cooperação Escola-família. Além de, através dele, disseminar os conhecimentos de higiene e educação doméstica, tentando a educação conjunta criança e adulto.
( trecho do livro "Duque de Caxias -Uma cidade para viver- Dalva Lazaroni, p. 82,83,84)


Comemoração dos 90 anos da Escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário